Ano passado, participei do curso Resolução de problemas e criatividade nos anos iniciais: uma proposta para desenvolver o pensamento matemático oferecido pelo IME-USP e também do curso de Avaliação no Ciclo da Alfabetização do PNAIC. Nas duas formações ficaram evidentes a necessidade de oferecermos propostas lúdicas às crianças no processo de Alfabetização Matemática. Por isso, resolvi montar uma Caixa Matemática e a partir dela criar situações lúdicas e desafiadoras para os meus alunos.
Nesta caixa, ainda em construção, coloquei materiais de contagem: palitos, canudos, miçangas, tampinhas, ábaco, dados, material dourado, calculadora, ligas elásticas para a formação de grupos de palitos ou canudinhos, dinheirinhos, baralho, materiais para medidas: fita métrica, ampulheta, régua e copo de medida. É uma caixinha muito útil e interessante! O ideal seria cada aluno ter e construir a sua, mas como isso não é possível em minha realidade, estou construindo uma para uso coletivo.
Essa proposta é apresentada pelo PNAIC no Caderno 3 - Construção do Sistema de Numeração Decimal, disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%203_pg001-088.pdf
Comentários
Postar um comentário