Cubra os Dobros é um jogo matemático que tem como objetivo de aprendizagem a resolução de multiplicações por dois (conceito de dobro). As crianças adoraram a proposta! Aprender brincando é um grande prazer para elas, não é mesmo?
Bom, vamos lá...
Para reproduzir o jogo precisei de:
1 tabuleiro 20x30cm (fiz em E.V.A).
12 fichas (divididas em duas cores diferentes) 5x5cm (em E.V.A. também)
1 dado comum
1 caneta com tinta permanente
O tabuleiro precisa ter os dois lados divididos em 6 espaços e enumerados (2, 4, 6, 8, 10 e 12).
Número de jogadores:
2 participantes.
Regras:
Cada jogador, na sua vez, lança o dado e cobre, no seu lado do tabuleiro, o número correspondente ao dobro tirado no dado.
Se o número obtido já estiver coberto, o jogador passará a vez.
Quem primeiro conseguir cobrir todos os números ganha a partida.
É interessante problematizar o momento do jogo, fazendo questionamentos e intervenções, como sugere o caderno de Jogos Matemáticos do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa):
"Antes de apresentar o jogo aos alunos, pode-se incentivá-los a falar o que sabem sobre o assunto: Vocês já ouviram a palavra dobro? O que significa a palavra dobro? Alguém pode explicar? É adequado abordar essa questão apresentando aos alunos as duas maneiras de chegar ao dobro, por exemplo: o dobro de 4 pode ser representado por uma adição (4 + 4), ou por uma multiplicação por 2 (2 x 4). É importante que as crianças compreendam que o dobro está relacionado diretamente com “duas vezes”. Pode-se, também, solicitar aos alunos que usem o dicionário e, assim, envolver o trabalho com a Língua Portuguesa. Durante o jogo, pode-se explorar o tabuleiro, questionando as crianças sobre o porquê dos números do tabuleiro serem pares. O objetivo é verificar se elas conseguem perceber que o dobro de qualquer número natural é sempre par. Após o jogo, pode-se desenhar na lousa uma das faces do dado utilizado e solicitar que os alunos, por meio de desenhos, representem o dobro do valor dessa face. Solicite também que façam essa representação por meio da adição e da multiplicação utilizando símbolos matemáticos (+ e x). Após o jogo, outros questionamentos podem ser feitos como: Pedro cobriu no tabuleiro o número 12 e Marina o número 6. Qual foi a pontuação obtida nos dados por eles?"
Um ponto que também considero interessante e muito importante é a possibilidade de avaliar os alunos em situação de jogo, mas isso deixarei para um outro post...
Referência: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014 . p. 37)
Para reproduzir o jogo precisei de:
1 tabuleiro 20x30cm (fiz em E.V.A).
12 fichas (divididas em duas cores diferentes) 5x5cm (em E.V.A. também)
1 dado comum
1 caneta com tinta permanente
O tabuleiro precisa ter os dois lados divididos em 6 espaços e enumerados (2, 4, 6, 8, 10 e 12).
Número de jogadores:
2 participantes.
Regras:
Cada jogador, na sua vez, lança o dado e cobre, no seu lado do tabuleiro, o número correspondente ao dobro tirado no dado.
Se o número obtido já estiver coberto, o jogador passará a vez.
Quem primeiro conseguir cobrir todos os números ganha a partida.
É interessante problematizar o momento do jogo, fazendo questionamentos e intervenções, como sugere o caderno de Jogos Matemáticos do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa):
"Antes de apresentar o jogo aos alunos, pode-se incentivá-los a falar o que sabem sobre o assunto: Vocês já ouviram a palavra dobro? O que significa a palavra dobro? Alguém pode explicar? É adequado abordar essa questão apresentando aos alunos as duas maneiras de chegar ao dobro, por exemplo: o dobro de 4 pode ser representado por uma adição (4 + 4), ou por uma multiplicação por 2 (2 x 4). É importante que as crianças compreendam que o dobro está relacionado diretamente com “duas vezes”. Pode-se, também, solicitar aos alunos que usem o dicionário e, assim, envolver o trabalho com a Língua Portuguesa. Durante o jogo, pode-se explorar o tabuleiro, questionando as crianças sobre o porquê dos números do tabuleiro serem pares. O objetivo é verificar se elas conseguem perceber que o dobro de qualquer número natural é sempre par. Após o jogo, pode-se desenhar na lousa uma das faces do dado utilizado e solicitar que os alunos, por meio de desenhos, representem o dobro do valor dessa face. Solicite também que façam essa representação por meio da adição e da multiplicação utilizando símbolos matemáticos (+ e x). Após o jogo, outros questionamentos podem ser feitos como: Pedro cobriu no tabuleiro o número 12 e Marina o número 6. Qual foi a pontuação obtida nos dados por eles?"
Um ponto que também considero interessante e muito importante é a possibilidade de avaliar os alunos em situação de jogo, mas isso deixarei para um outro post...
Referência: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014 . p. 37)
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