Pular para o conteúdo principal

Cubra os dobros

Cubra os Dobros é um jogo matemático que tem como objetivo de aprendizagem a resolução de multiplicações por dois (conceito de dobro). As crianças adoraram a proposta! Aprender brincando é um grande prazer para elas, não é mesmo?

Bom, vamos lá...

Para reproduzir o jogo precisei de:

1 tabuleiro 20x30cm (fiz em E.V.A).
12 fichas (divididas em duas cores diferentes) 5x5cm (em E.V.A. também)
1 dado comum 
1 caneta com tinta permanente

O tabuleiro precisa ter os dois lados divididos em 6 espaços e enumerados (2, 4, 6, 8, 10 e 12).


Número de jogadores: 
2 participantes.

Regras:
Cada jogador, na sua vez, lança o dado e cobre, no seu lado do tabuleiro, o número correspondente ao dobro tirado no dado.
Se o número obtido já estiver coberto, o jogador passará a vez.
Quem primeiro conseguir cobrir todos os números ganha a partida.

É interessante problematizar o momento do jogo, fazendo questionamentos e intervenções, como sugere o caderno de Jogos Matemáticos do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa):

"Antes de apresentar o jogo aos alunos, pode-se incentivá-los a falar o que sabem sobre o assunto: Vocês já ouviram a palavra dobro? O que significa a palavra dobro? Alguém pode explicar? É adequado abordar essa questão apresentando aos alunos as duas maneiras de chegar ao dobro, por exemplo: o dobro de 4 pode ser representado por uma adição (4 + 4), ou por uma multiplicação por 2 (2 x 4). É importante que as crianças compreendam que o dobro está relacionado diretamente com “duas vezes”. Pode-se, também, solicitar aos alunos que usem o dicionário e, assim, envolver o trabalho com a Língua Portuguesa. Durante o jogo, pode-se explorar o tabuleiro, questionando as crianças sobre o porquê dos números do tabuleiro serem pares. O objetivo é verificar se elas conseguem perceber que o dobro de qualquer número natural é sempre par. Após o jogo, pode-se desenhar na lousa uma das faces do dado utilizado e solicitar que os alunos, por meio de desenhos, representem o dobro do valor dessa face. Solicite também que façam essa representação por meio da adição e da multiplicação utilizando símbolos matemáticos (+ e x). Após o jogo, outros questionamentos podem ser feitos como: Pedro cobriu no tabuleiro o número 12 e Marina o número 6. Qual foi a pontuação obtida nos dados por eles?"

Um ponto que também considero interessante e muito importante é a possibilidade de avaliar os alunos em situação de jogo, mas isso deixarei para um outro post...

Referência: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014 . p. 37)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boca do Palhaço

Este jogo foi reproduzido conforme sugestão do caderno de jogos matemáticos do PNAIC . Com ele é possível trabalhar diferentes aprendizagens matemáticas: resolver adições e subtrações de números envolvidos em situações concretas do jogo; realizar contagens; identificar valores de cédulas e moedas fazendo as devidas trocas; fazer agrupamentos na base dez. Como é possível notar, esta atividade envolve muitos desafios e saberes, mas, além disso, é uma proposta muito divertida! As crianças adoraram brincar de vender, comprar e jogar! Ao longo do trimestre, fiz alterações e diferentes problematizações para atender as necessidades da minha turma. Os materiais necessários são: – cédulas e moedas – ingressos – boca do palhaço (encapei uma caixa de papelão e fiz uma menina em E.V.A) – 3 bolas pequenas (utilizei as de piscina de bolinhas), podendo ser de meia ou de papel amassado – fichas vermelhas e fichas amarelas (fiz em papel cartão) – ficha de registro das compras e pontuação ...

Como fazer um vulcão na escola

Ano passado, enquanto trabalhávamos textos instrucionais, uma aluna sugeriu a confecção de um vulcão na escola. Ela levou um texto ensinando a construir um vulcão em erupção. Nem preciso falar que as crianças adoraram a ideia! Bom, separe os materiais e mão na massa! Para fazer um vulcão pequeno você vai precisar de: • Uma placa grossa de isopor ou MDF; • Argila para modelar o vulcão; • Um copo de vidro; • Corante de alimentos nas cores amarela e vermelha (funciona com suco em pó); • Vinagre; • Detergente líquido; • Tinta e pincel; • Bicarbonato de sódio. Modo de fazer - Posicione o copo no centro da placa de isopor/MDF e, utilizando a argila, modele o vulcão. - Pinte o vulcão após a secagem da argila. Você pode utilizar tinta amarela e vermelha para representar as lavas. - Coloque dentro do copo duas colheres de bicarbonato de sódio, uma colher de detergente, três gotas de corante vermelho e três, de amarelo. E, por fim, acrescente uma colher de vinagre...