Hoje reproduzi um jogo apresentado no caderno de jogos matemático do PNAIC: Disco Mágico. Utilizei papelão, tinta guachê e E.V.A.
Seguem as informações sobre o jogo:
DISCO MÁGICO
a) Aprendizagem: Identificar, comparar e ordenar números verificando o valor relativo que os algarismos assumem de acordo com a posição deles nas ordens das unidades, dezenas ou centenas.
b) Material:
– 1 disco-tabuleiro mágico tripartido nas cores vermelha, azul e amarela (pode ser adaptado com pratinhos de aniversário)
– 24 fichas circulares
– 1 quadro para registro dos resultados
c) Número de jogadores: 2 a 4 participantes.
d) Regras: – O disco-tabuleiro mágico e o quadro para registro dos resultados da primeira rodada são dispostos no centro da mesa.
– Sorteia-se a ordem dos jogadores de acordo com algum critério previamente escolhido.
– Cada jogador escreve o seu nome no quadro de registro, na coluna Jogador conforme a ordem de jogada.
– Cada jogador recebe 6 fichas.
– Na sua vez da jogada, cada jogador lança suas 6 fichas sobre o tabuleiro a uma distância de aproximadamente 30 cm do disco-tabuleiro.
– Cada ficha que cair na casa amarela vale 1 ponto (1 UNIDADE).
– Cada ficha que cair na casa azul vale 10 pontos (1 DEZENA).
– Cada ficha que cair na casa vermelha vale 100 pontos (1 CENTENA).
– Ganha o jogo quem obtiver a maior pontuação em cada rodada.
OBS: 1) Cada ficha que cair sobre a linha divisória (entre duas cores) deverá ser reposicionada inteiramente em uma das cores: naquela em que está a maior parte do círculo da ficha. Caso haja dúvidas, a ficha é relançada.
2) Cada ficha que cair fora do tabuleiro será perdida pelo jogador, que só poderá reutilizá-la na próxima jogada.
Registro dos Resultados da Rodada:
– Em cada rodada, logo após lançar suas fichas no disco-tabuleiro mágico, o jogador anota seu resultado no quadro de registros.
1.o ) Na coluna Total de fichas por cor, o jogador deve anotar quantas das seis fichas lançadas ele obteve sobre cada cor. Por exemplo: 1 vermelha, 2 azuis e 1 amarela (supondo que duas fichas caíram fora do tabuleiro).
2.o ) Na coluna Total de Pontos, o jogador deve anotar a soma de pontos determinada pelo total de fichas por cor obtidas por ele (100+20+1 = 121 pontos).
Verificação da ordem dos ganhadores:
Para cada rodada, vai se estabelecer uma ordem para os jogadores vencedores (1.o , 2.o , 3.o e 4.o lugares) de acordo com a pontuação que conseguiram: do maior ao menor número de pontos. Assim, essa posição ordinal deve ser registrada na última coluna para a colocação dos ganhadores no pódio.
Texto retirado do site: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%20jogos_pg001-072.pdf
Comentários
Postar um comentário