Pular para o conteúdo principal

Quem sou eu?

Meu nome é Fernanda, sou pedagoga especialista em Alfabetização e Letramento. Amo minha profissão, sou apaixonada pela educação e cultura infantil. Atualmente, trabalho com os anos iniciais do Ensino Fundamental I.  Gosto muito de fazer cursos, visitar exposições, assistir documentários, fotografar e ler. Criei esse espaço para compartilhar com vocês minhas reflexões e práticas pedagógicas.

Comentários

  1. Fernanda, amei suas atividades. Trabalho com educação especial e vou colocar suas ideias em prática. Espero poder ver mais postagens suas.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada! Fico muito feliz em poder contribuir! O blog está um pouco abandonado, rsrs. Pretendo, em breve, fazer novas postagens. Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cubra os dobros

Cubra os Dobros é um jogo matemático que tem como objetivo de aprendizagem a resolução de multiplicações por dois (conceito de dobro). As crianças adoraram a proposta! Aprender brincando é um grande prazer para elas, não é mesmo? Bom, vamos lá... Para reproduzir o jogo precisei de: 1 tabuleiro 20x30cm (fiz em E.V.A). 12 fichas (divididas em duas cores diferentes) 5x5cm (em E.V.A. também) 1 dado comum  1 caneta com tinta permanente O tabuleiro precisa ter os dois lados divididos em 6 espaços e enumerados (2, 4, 6, 8, 10 e 12). Número de jogadores:  2 participantes. Regras: Cada jogador, na sua vez, lança o dado e cobre, no seu lado do tabuleiro, o número correspondente ao dobro tirado no dado. Se o número obtido já estiver coberto, o jogador passará a vez. Quem primeiro conseguir cobrir todos os números ganha a partida. É interessante problematizar o momento do jogo, fazendo questionamentos e intervenções, como sugere o caderno de Jogos Matemáticos do...

Boca do Palhaço

Este jogo foi reproduzido conforme sugestão do caderno de jogos matemáticos do PNAIC . Com ele é possível trabalhar diferentes aprendizagens matemáticas: resolver adições e subtrações de números envolvidos em situações concretas do jogo; realizar contagens; identificar valores de cédulas e moedas fazendo as devidas trocas; fazer agrupamentos na base dez. Como é possível notar, esta atividade envolve muitos desafios e saberes, mas, além disso, é uma proposta muito divertida! As crianças adoraram brincar de vender, comprar e jogar! Ao longo do trimestre, fiz alterações e diferentes problematizações para atender as necessidades da minha turma. Os materiais necessários são: – cédulas e moedas – ingressos – boca do palhaço (encapei uma caixa de papelão e fiz uma menina em E.V.A) – 3 bolas pequenas (utilizei as de piscina de bolinhas), podendo ser de meia ou de papel amassado – fichas vermelhas e fichas amarelas (fiz em papel cartão) – ficha de registro das compras e pontuação ...

Como fazer um vulcão na escola

Ano passado, enquanto trabalhávamos textos instrucionais, uma aluna sugeriu a confecção de um vulcão na escola. Ela levou um texto ensinando a construir um vulcão em erupção. Nem preciso falar que as crianças adoraram a ideia! Bom, separe os materiais e mão na massa! Para fazer um vulcão pequeno você vai precisar de: • Uma placa grossa de isopor ou MDF; • Argila para modelar o vulcão; • Um copo de vidro; • Corante de alimentos nas cores amarela e vermelha (funciona com suco em pó); • Vinagre; • Detergente líquido; • Tinta e pincel; • Bicarbonato de sódio. Modo de fazer - Posicione o copo no centro da placa de isopor/MDF e, utilizando a argila, modele o vulcão. - Pinte o vulcão após a secagem da argila. Você pode utilizar tinta amarela e vermelha para representar as lavas. - Coloque dentro do copo duas colheres de bicarbonato de sódio, uma colher de detergente, três gotas de corante vermelho e três, de amarelo. E, por fim, acrescente uma colher de vinagre...