Pular para o conteúdo principal

Receita de massa de modelar

Neste trimestre, estamos trabalhando gêneros instrucionais com foco em receitas (culinárias e experiências científicas), regras de jogos e brincadeiras. 

Para tornar clara a intencionalidade desse gênero considero de grande importância garantir aos alunos um bom repertório de textos, permitindo que reflitam e reconheçam as características do gênero.

Para iniciar essa proposta, propus atividades lúdicas atreladas a leitura. 

Em um primeiro momento, copiei na lousa a receita da massinha e fiz alguns questionamentos para as crianças perceberem a listagem dos materiais e suas quantidades, a organização sequencial dos procedimentos e etapas, a importância de apresentar informações e orientações essenciais para tornar clara a instrução para o leitor.

MASSA DE MODELAR CASEIRA*

Ingredientes:

1 xícara de sal
4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara e meia de água
3 colheres (sopa) de óleo
Corante alimentício ou suco em pó

Como preparar:

Em uma vasilha grande misture a farinha e o sal, em seguida adicione a água e o óleo. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole adicione mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça adicione mais água. Por último, acrescente o corante ou o suco em pó, e se quiser, misture glitter na massa. Depois de feita, a massa de modelar pode ser conservada na geladeira em um pote fechado durante muito tempo. 
Depois da leitura, mãos na massa e muita brincadeira!!! 









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cubra os dobros

Cubra os Dobros é um jogo matemático que tem como objetivo de aprendizagem a resolução de multiplicações por dois (conceito de dobro). As crianças adoraram a proposta! Aprender brincando é um grande prazer para elas, não é mesmo? Bom, vamos lá... Para reproduzir o jogo precisei de: 1 tabuleiro 20x30cm (fiz em E.V.A). 12 fichas (divididas em duas cores diferentes) 5x5cm (em E.V.A. também) 1 dado comum  1 caneta com tinta permanente O tabuleiro precisa ter os dois lados divididos em 6 espaços e enumerados (2, 4, 6, 8, 10 e 12). Número de jogadores:  2 participantes. Regras: Cada jogador, na sua vez, lança o dado e cobre, no seu lado do tabuleiro, o número correspondente ao dobro tirado no dado. Se o número obtido já estiver coberto, o jogador passará a vez. Quem primeiro conseguir cobrir todos os números ganha a partida. É interessante problematizar o momento do jogo, fazendo questionamentos e intervenções, como sugere o caderno de Jogos Matemáticos do...

Como fazer um vulcão na escola

Ano passado, enquanto trabalhávamos textos instrucionais, uma aluna sugeriu a confecção de um vulcão na escola. Ela levou um texto ensinando a construir um vulcão em erupção. Nem preciso falar que as crianças adoraram a ideia! Bom, separe os materiais e mão na massa! Para fazer um vulcão pequeno você vai precisar de: • Uma placa grossa de isopor ou MDF; • Argila para modelar o vulcão; • Um copo de vidro; • Corante de alimentos nas cores amarela e vermelha (funciona com suco em pó); • Vinagre; • Detergente líquido; • Tinta e pincel; • Bicarbonato de sódio. Modo de fazer - Posicione o copo no centro da placa de isopor/MDF e, utilizando a argila, modele o vulcão. - Pinte o vulcão após a secagem da argila. Você pode utilizar tinta amarela e vermelha para representar as lavas. - Coloque dentro do copo duas colheres de bicarbonato de sódio, uma colher de detergente, três gotas de corante vermelho e três, de amarelo. E, por fim, acrescente uma colher de vinagre...

Caixa Matemática

Ano passado, participei do curso  Resolução de problemas e criatividade nos anos iniciais: uma proposta para desenvolver o pensamento matemático oferecido pelo IME-USP e também do curso de  Avaliação no Ciclo da Alfabetização do PNAIC. Nas duas formações ficaram evidentes a necessidade de oferecermos propostas lúdicas às crianças no processo  de Alfabetização Matemática. Por isso, resolvi montar uma Caixa Matemática  e a partir dela criar situações lúdicas e desafiadoras para os meus alunos.  Nesta caixa, ainda em construção, coloq uei ma teriais de contagem: palitos, canudos, miçangas, tampinhas, ábaco, dados, material dourado, calculadora, ligas elásticas para a formação de grupos de palitos ou canudinhos, dinheirinhos, baralho, materiais para medidas: fita métrica, ampulheta, régua e copo de medida. É uma caixinha muito útil e interessante!  O ideal seria cada aluno ter e construir a sua, mas como isso não é possível em minha realidade, estou const...