Pular para o conteúdo principal

Boca do Palhaço



Este jogo foi reproduzido conforme sugestão do caderno de jogos matemáticos do PNAIC. Com ele é possível trabalhar diferentes aprendizagens matemáticas: resolver adições e subtrações de números envolvidos em situações concretas do jogo; realizar contagens; identificar valores de cédulas e moedas fazendo as devidas trocas; fazer agrupamentos na base dez.

Como é possível notar, esta atividade envolve muitos desafios e saberes, mas, além disso, é uma proposta muito divertida! As crianças adoraram brincar de vender, comprar e jogar! Ao longo do trimestre, fiz alterações e diferentes problematizações para atender as necessidades da minha turma.

Os materiais necessários são:
– cédulas e moedas
– ingressos
– boca do palhaço (encapei uma caixa de papelão e fiz uma menina em E.V.A)
– 3 bolas pequenas (utilizei as de piscina de bolinhas), podendo ser de meia ou de papel amassado
– fichas vermelhas e fichas amarelas (fiz em papel cartão)
– ficha de registro das compras e pontuação




Número de jogadores: toda a turma.
Regras:
– Iniciar, dispondo as carteiras da sala em forma de “U”.
– Cada estudante recebe uma cédula de R$10,00, para comprar os ingressos.
– Cada ingresso vale a uma jogada, custa R$ 2,00 e dá direito ao arremesso de 3 bolas.
– O professor só pode vender um ingresso, por vez, a cada criança. A criança deve anotar na ficha de registros* o que ocorreu.
– A cada bola que o estudante arremessa dentro da boca do palhaço, ele ganha 5 fichas amarelas.
– A cada bola que o estudante erra, ele ganha 1 ficha amarela.
– Depois de 3 rodadas, pede-se às crianças que, a cada 10 fichas amarelas obtidas troquem por uma vermelha.
– Após o jogo cada jogador conta a quantidade de pontos que obteve.
– Ganha o jogo quem fizer a maior pontuação.

*Ficha de registros

JOGO: BOCA DO PALHAÇO
DATA:
NOME DO ESTUDANTE:

1.ª JOGADA – COMPRANDO INGRESSO
COMPREI ____ INGRESSO.
ESSE INGRESSO CUSTOU: _____ REAIS.
EU TINHA ____ REAIS, E AGORA TENHO ____ REAIS.
DESENHE:



FICHAS RECEBIDAS E PONTUAÇÃO:



DENTRO OU FORA DA BOCA DO PALHAÇO?
BOLA 1: ( D ) ( F )
BOLA 2: ( D ) ( F )
BOLA 3: ( D ) ( F )

2.ª JOGADA – COMPRANDO INGRESSO
COMPREI ____ INGRESSO.
ESSE INGRESSO CUSTOU: ____ REAIS.
EU TINHA ____ REAIS, E AGORA TENHO ____ REAIS.
DESENHE:



FICHAS RECEBIDAS E PONTUAÇÃO:



DENTRO OU FORA DA BOCA DO PALHAÇO?
BOLA 1: ( D ) ( F )
BOLA 2: ( D ) ( F )
BOLA 3: ( D ) ( F )

3.ª JOGADA – COMPRANDO INGRESSO
COMPREI ____ INGRESSO.
ESSE INGRESSO CUSTOU: ____ REAIS.
EU TINHA ____ REAIS, E AGORA TENHO ____ REAIS.
DESENHE:



FICHAS RECEBIDAS E PONTUAÇÃO:



DENTRO OU FORA DA BOCA DO PALHAÇO?
BOLA 1: ( D ) ( F )
BOLA 2: ( D ) ( F )
BOLA 3: ( D ) ( F )
TOTAL DE PONTOS DAS JOGADAS: _________




A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
Momento do jogo - lançamento das bolinhas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cubra os dobros

Cubra os Dobros é um jogo matemático que tem como objetivo de aprendizagem a resolução de multiplicações por dois (conceito de dobro). As crianças adoraram a proposta! Aprender brincando é um grande prazer para elas, não é mesmo? Bom, vamos lá... Para reproduzir o jogo precisei de: 1 tabuleiro 20x30cm (fiz em E.V.A). 12 fichas (divididas em duas cores diferentes) 5x5cm (em E.V.A. também) 1 dado comum  1 caneta com tinta permanente O tabuleiro precisa ter os dois lados divididos em 6 espaços e enumerados (2, 4, 6, 8, 10 e 12). Número de jogadores:  2 participantes. Regras: Cada jogador, na sua vez, lança o dado e cobre, no seu lado do tabuleiro, o número correspondente ao dobro tirado no dado. Se o número obtido já estiver coberto, o jogador passará a vez. Quem primeiro conseguir cobrir todos os números ganha a partida. É interessante problematizar o momento do jogo, fazendo questionamentos e intervenções, como sugere o caderno de Jogos Matemáticos do...

Como fazer um vulcão na escola

Ano passado, enquanto trabalhávamos textos instrucionais, uma aluna sugeriu a confecção de um vulcão na escola. Ela levou um texto ensinando a construir um vulcão em erupção. Nem preciso falar que as crianças adoraram a ideia! Bom, separe os materiais e mão na massa! Para fazer um vulcão pequeno você vai precisar de: • Uma placa grossa de isopor ou MDF; • Argila para modelar o vulcão; • Um copo de vidro; • Corante de alimentos nas cores amarela e vermelha (funciona com suco em pó); • Vinagre; • Detergente líquido; • Tinta e pincel; • Bicarbonato de sódio. Modo de fazer - Posicione o copo no centro da placa de isopor/MDF e, utilizando a argila, modele o vulcão. - Pinte o vulcão após a secagem da argila. Você pode utilizar tinta amarela e vermelha para representar as lavas. - Coloque dentro do copo duas colheres de bicarbonato de sódio, uma colher de detergente, três gotas de corante vermelho e três, de amarelo. E, por fim, acrescente uma colher de vinagre...