Pular para o conteúdo principal

Cápsula do tempo

Pensando em fazer uma dinâmica de início de ano, resolvi construir uma cápsula do tempo com os meus alunos. 

Entreguei, a cada um, uma folha de papel pequena (post-it) para registrarem as expectativas em relação ao ano letivo. Além deles, convidamos os outros professores da turma para escreverem também. Em uma grande roda, lemos o que foi registrado e guardamos tudo em um potinho de vidro devidamente etiquetado com a data e nome da turma. A princípio pensei em enterrar a cápsula no jardim da escola, mas acabei decidindo mantê-la escondida em meu armário.


Depois de 10 meses, organizamos um momento muito especial para abri-la. Fizemos uma roda em um cantinho da escola mais reservado, perto das árvores e foi ali que tivemos um momento muito prazeroso de autoavaliação – minha e deles. 

Que delícia poder relembrar quais foram as expectativas para 2017 e saber do tanto que conseguimos realizar. Ouvi declarações de amizade, saudades e que adoraram aprender brincando comigo... Essa é uma daquelas experiências que valem a pena fazer e repetir. 


Comentários

  1. Que legal!!! Vc aplicou a atividade com qual turma? Gostei vou fazer, obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz com o 3º ano, mas é possível realizar desde a Ed. Infantil, basta fazer as adaptações necessárias.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cubra os dobros

Cubra os Dobros é um jogo matemático que tem como objetivo de aprendizagem a resolução de multiplicações por dois (conceito de dobro). As crianças adoraram a proposta! Aprender brincando é um grande prazer para elas, não é mesmo? Bom, vamos lá... Para reproduzir o jogo precisei de: 1 tabuleiro 20x30cm (fiz em E.V.A). 12 fichas (divididas em duas cores diferentes) 5x5cm (em E.V.A. também) 1 dado comum  1 caneta com tinta permanente O tabuleiro precisa ter os dois lados divididos em 6 espaços e enumerados (2, 4, 6, 8, 10 e 12). Número de jogadores:  2 participantes. Regras: Cada jogador, na sua vez, lança o dado e cobre, no seu lado do tabuleiro, o número correspondente ao dobro tirado no dado. Se o número obtido já estiver coberto, o jogador passará a vez. Quem primeiro conseguir cobrir todos os números ganha a partida. É interessante problematizar o momento do jogo, fazendo questionamentos e intervenções, como sugere o caderno de Jogos Matemáticos do...

Boca do Palhaço

Este jogo foi reproduzido conforme sugestão do caderno de jogos matemáticos do PNAIC . Com ele é possível trabalhar diferentes aprendizagens matemáticas: resolver adições e subtrações de números envolvidos em situações concretas do jogo; realizar contagens; identificar valores de cédulas e moedas fazendo as devidas trocas; fazer agrupamentos na base dez. Como é possível notar, esta atividade envolve muitos desafios e saberes, mas, além disso, é uma proposta muito divertida! As crianças adoraram brincar de vender, comprar e jogar! Ao longo do trimestre, fiz alterações e diferentes problematizações para atender as necessidades da minha turma. Os materiais necessários são: – cédulas e moedas – ingressos – boca do palhaço (encapei uma caixa de papelão e fiz uma menina em E.V.A) – 3 bolas pequenas (utilizei as de piscina de bolinhas), podendo ser de meia ou de papel amassado – fichas vermelhas e fichas amarelas (fiz em papel cartão) – ficha de registro das compras e pontuação ...

Disco Mágico

Hoje reproduzi um jogo apresentado no caderno de jogos matemático do PNAIC:  Disco Mágico.  Utilizei papelão, tinta guachê e E.V.A. Seguem as informações sobre o jogo: DISCO MÁGICO  a) Aprendizagem: Identificar, comparar e ordenar números verificando o valor relativo que os algarismos assumem de acordo com a posição deles nas ordens das unidades, dezenas ou centenas.  b) Material:  – 1 disco-tabuleiro mágico tripartido nas cores vermelha, azul e amarela (pode ser adaptado com pratinhos de aniversário)  – 24 fichas circulares  – 1 quadro para registro dos resultados  c) Número de jogadores: 2 a 4 participantes.  d) Regras: – O disco-tabuleiro mágico e o quadro para registro dos resultados da primeira rodada são dispostos no centro da mesa. – Sorteia-se a ordem dos jogadores de acordo com algum critério previamente escolhido.  – Cada jogador escreve o seu nome no quadro de registro, na coluna Jogador conforme a ordem de j...