Pular para o conteúdo principal

Cápsula do tempo

Pensando em fazer uma dinâmica de início de ano, resolvi construir uma cápsula do tempo com os meus alunos. 

Entreguei, a cada um, uma folha de papel pequena (post-it) para registrarem as expectativas em relação ao ano letivo. Além deles, convidamos os outros professores da turma para escreverem também. Em uma grande roda, lemos o que foi registrado e guardamos tudo em um potinho de vidro devidamente etiquetado com a data e nome da turma. A princípio pensei em enterrar a cápsula no jardim da escola, mas acabei decidindo mantê-la escondida em meu armário.


Depois de 10 meses, organizamos um momento muito especial para abri-la. Fizemos uma roda em um cantinho da escola mais reservado, perto das árvores e foi ali que tivemos um momento muito prazeroso de autoavaliação – minha e deles. 

Que delícia poder relembrar quais foram as expectativas para 2017 e saber do tanto que conseguimos realizar. Ouvi declarações de amizade, saudades e que adoraram aprender brincando comigo... Essa é uma daquelas experiências que valem a pena fazer e repetir. 


Comentários

  1. Que legal!!! Vc aplicou a atividade com qual turma? Gostei vou fazer, obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz com o 3º ano, mas é possível realizar desde a Ed. Infantil, basta fazer as adaptações necessárias.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cubra os dobros

Cubra os Dobros é um jogo matemático que tem como objetivo de aprendizagem a resolução de multiplicações por dois (conceito de dobro). As crianças adoraram a proposta! Aprender brincando é um grande prazer para elas, não é mesmo? Bom, vamos lá... Para reproduzir o jogo precisei de: 1 tabuleiro 20x30cm (fiz em E.V.A). 12 fichas (divididas em duas cores diferentes) 5x5cm (em E.V.A. também) 1 dado comum  1 caneta com tinta permanente O tabuleiro precisa ter os dois lados divididos em 6 espaços e enumerados (2, 4, 6, 8, 10 e 12). Número de jogadores:  2 participantes. Regras: Cada jogador, na sua vez, lança o dado e cobre, no seu lado do tabuleiro, o número correspondente ao dobro tirado no dado. Se o número obtido já estiver coberto, o jogador passará a vez. Quem primeiro conseguir cobrir todos os números ganha a partida. É interessante problematizar o momento do jogo, fazendo questionamentos e intervenções, como sugere o caderno de Jogos Matemáticos do...

Como fazer um vulcão na escola

Ano passado, enquanto trabalhávamos textos instrucionais, uma aluna sugeriu a confecção de um vulcão na escola. Ela levou um texto ensinando a construir um vulcão em erupção. Nem preciso falar que as crianças adoraram a ideia! Bom, separe os materiais e mão na massa! Para fazer um vulcão pequeno você vai precisar de: • Uma placa grossa de isopor ou MDF; • Argila para modelar o vulcão; • Um copo de vidro; • Corante de alimentos nas cores amarela e vermelha (funciona com suco em pó); • Vinagre; • Detergente líquido; • Tinta e pincel; • Bicarbonato de sódio. Modo de fazer - Posicione o copo no centro da placa de isopor/MDF e, utilizando a argila, modele o vulcão. - Pinte o vulcão após a secagem da argila. Você pode utilizar tinta amarela e vermelha para representar as lavas. - Coloque dentro do copo duas colheres de bicarbonato de sódio, uma colher de detergente, três gotas de corante vermelho e três, de amarelo. E, por fim, acrescente uma colher de vinagre...

Caixa Matemática

Ano passado, participei do curso  Resolução de problemas e criatividade nos anos iniciais: uma proposta para desenvolver o pensamento matemático oferecido pelo IME-USP e também do curso de  Avaliação no Ciclo da Alfabetização do PNAIC. Nas duas formações ficaram evidentes a necessidade de oferecermos propostas lúdicas às crianças no processo  de Alfabetização Matemática. Por isso, resolvi montar uma Caixa Matemática  e a partir dela criar situações lúdicas e desafiadoras para os meus alunos.  Nesta caixa, ainda em construção, coloq uei ma teriais de contagem: palitos, canudos, miçangas, tampinhas, ábaco, dados, material dourado, calculadora, ligas elásticas para a formação de grupos de palitos ou canudinhos, dinheirinhos, baralho, materiais para medidas: fita métrica, ampulheta, régua e copo de medida. É uma caixinha muito útil e interessante!  O ideal seria cada aluno ter e construir a sua, mas como isso não é possível em minha realidade, estou const...